OPINIÃO:NECROPOLÍTICA DETECTADA NA CIDADE DE MARI-PB
Por João Marcos Fernandes
Se olharmos atentamente, conseguiremos ver vestígios da necropolítica na gestão do atual Prefeito Antônio Gomes, na cidade de Mari-PB. Algo tímido e sorrateiro, carregado de um perigo mortal. A necropolítica é a política da nocividade, daquilo que faz mal e rouba o direito ao bem estar. Atitudes que parecem inofensivas, podem causar desconfortos e agravar problemas enfrentados por parte da população.
Com atualização do portal de transparência (SAGRES), onde podemos ter acesso aos gastos do dinheiro público do Município, fomos surpreendidos com detalhes que possivelmente acharam que passariam despercebidos. Várias pessoas do município de Mari-PB, apoiadores do atual Prefeito, com condições financeiras estáveis, receberam auxílios por parte da Secretaria de Assistência Social, nos últimos dois meses. Auxílios estes que deveriam ser destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social, para pagamento de alugueis, contas de água, contas de energia, cestas básicas e etc.
Nisto, podemos ver nitidamente os vestígios da política da morte. Enquanto a filha de um empresário recebe um auxilio de R$: 300,00 ou R$: 400,00, por parte da Secretaria de Assistência Social, a mãe de família, desempregada, abandonada pelo marido e com os filhos para criar, deixa de ser atendida, pois o valor que poderia alimentar a ela e seus filhos, foi concedido a uma pessoa que não necessitava. Uma atitude de favorecimento ao grupo político do Prefeito pode custar a saúde e o bem estar das pessoas que realmente deveriam ser assistidas por estes programas sociais.
Não é de hoje que notamos o desdém por parte da família em exercício no poder para com a sociedade mariense, inúmeros relatos de cidadãos que se dirigem aos órgãos públicos, competentes para auxiliá-los em suas necessidades e até mesmo à própria família Gomes e são lhes negado a ajuda precisada, amontoam-se ao longo dos anos das gestões do Prefeito Antônio Gomes. Será este o legado desta Oligarquia em questão?
Uma necropolítica oligarca, é o regime exercido atualmente na cidade de Mari-PB. Pois temos uma família que ocupa os maiores e melhores cargos na Prefeitura Municipal e controla os recursos, distribuindo apenas entre seus aliados e utilizando-os para se manterem no poder. De forma que a população carente e necessitada de assistência é esquecida e lançada à própria sorte.
Da Redação
Nenhum comentário