Eclipse lunar parcial mais longo dos últimos 580 anos acontece nesta sexta-feira
Para observar este eclipse, será preciso acordar cedo, procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste e torcer para o tempo não atrapalhar.
Eclipse lunar parcial mais longo dos últimos 580 anos acontece nesta sexta-feira (Imagem: Associação Paraibana de Astronomia)
Os paraibanos acompanharão na madrugada de sexta-feira o maior eclipse lunar parcial dos últimos 580 anos. Com mais de três horas de duração, o evento estará visível a partir das 4:18 da manhã quando a Lua começa a entrar na sombra da Terra. Ela deve se pôr por volta das 5h, antes do eclipse atingir sua máxima.
"Este não será um eclipse total, mas por muito pouco. Quando atingir seu máximo, a Lua estará 99% encoberta pela sombra da Terra. O período de parcialidade deve durar 3 horas e 28 minutos, o que faz desse fenômeno o mais longo eclipse parcial dos últimos 580 anos", explicou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (veja o vídeo no fim da matéria).
Um eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados no espaço. Nesse momento, a Lua passa pela sombra da Terra e por isso tem sua superfície, ou parte dela, escurecida por essa sombra.
"A duração de um eclipse depende do quanto a Lua passa perto do centro do cone de sombra da Terra. Quanto mais perto do centro, mais demorado o eclipse, pois a Lua percorre uma distância maior dentro da sombra da Terra. No caso desse, a Lua vai passar bem próxima ao centro. Praticamente o mais próximo possível para um eclipse parcial. Por isso será demorado", contou ao Portal T5.
Por Portal T5
Nenhum comentário