Dia do Orgulho LGBT+: entenda cada letra da sigla e quais as diferenças entre gênero e orientação sexual
Por Jornal da Paraiba
O mês de junho é reconhecido internacionalmente pelas diversas manifestações e expressões do Orgulho LGBT+. O movimento, que reúne milhões de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais/travestis e outros, tem ganhado força principalmente entre a população mais jovem, com novas identidades e orientações sexuais em ascenção.
Pensando a diversidade, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com uma especialista em Questões de Gênero, para diferenciar e explicar cada letra da sigla, gêneros e sexualidade.
Primeiro, destacamos a sigla que, aqui utilizada de forma reduzida, abrange diversas orientações sexuais e identidades de gênero.
Ivoneide Lucena destaca que orientação sexual é entendida como referência à capacidade de cada pessoa de profunda atração emocional, afetiva e sexual a, e relações íntimas e sexuais com, indivíduos de um gênero diferente ou do mesmo gênero, ou de mais do que um gênero. Há, inclusive, quem não tem interesse por alguém, que explicaremos a seguir.
Já o conceito de identidade de gênero descreve pessoas cuja identidade é concordante ou diferente da que lhes foi atribuída à nascença. É como uma pessoa se sente em relação ao próprio gênero, podendo ou não ser incluído em alguma “categoria de gênero”.
Entenda cada letra da sigla LGBT+
Lésbicas: mulheres que se sentem atraídas afetiva e sexualmente por outras mulheres. Não necessariamente precisam ter se relacionado com outras mulheres para se identificarem como lésbicas.
Gays: homens que se sentem atraídos afetiva e sexualmente por outros homens. Não necessariamente precisam ter se relacionado com outros homens para se identificarem como gays.
Bissexuais: pessoas que se sentem atraídos afetiva e sexualmente por outras pessoas, sejam homens ou mulheres.
A: pessoas que não sentem nenhum tipo de atração sexual por qualquer gênero.
P: pessoas que não desenvolvem atração física, afetividade ou desejo sexual por outras pessoas em razão de sua identidade de gênero. Isso, na verdade, não é algo considerado.
+: outras orientações sexuais e identidades de gênero. O símbolo esclarece as infinitas possibilidades de gênero e sexualidade.
Veja o que significa cada identidade de gênero
Cis: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento.
Transgêneros/transexuais/travesis: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento.
Não binárie: A identidade não-binárie se encaixa no “+” da sigla. É uma expressão de quem não se encaixa nas definições de gênero, não se identifica totalmente com o “gênero de nascença” (relacionado ao órgão genital da criança), nem com outro gênero. É uma descontrução de gênero. A sigla usada é a NB, e o grupo luta pela linguagem neutra, justamente não por não se encaixar no feminino ou masculino, por isso usa o termo não-binárie.
Queer: é alguém que não se identifica totalmente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero. As pessoas não binárias não se veem em nenhum dos papéis comuns associados aos homens e as mulheres, mas também podem vivenciar uma mistura dos dois.
Andrógino: andrógino se refere a quem apresenta simultaneamente características do gênero masculino e feminino. É o termo utilizado para designar pessoas que possuem traços físicos tanto femininos, quanto masculinos. Isso pode, ou não, se refletir em seu comportamento.
Intersexual: descreve pessoas que nascem com características sexuais biológicas que não se encaixam nas categorias típicas do sexo feminino ou masculino. As diferenças podem ser encontradas nos genitais, cromossomos (genética), gônadas ou hormônios, que não coincidem com o entendimento binário padrão dos corpos – nem masculino, tampouco feminino. O termo é diferente de não binário porque pessoas intersexuais são definidas pelo aspecto físico.
Outros termos
Drag Queen: são artistas que podem ou não se performar de homens ou mulheres, cis ou trans, independente de orientação sexual.
Nenhum comentário