Paraíba pode ter primeiro santo nascido no estado; saiba quem foi Dom Vital

Natural de Pedras de Fogo, há relato de cura de tumor e conquista de empregos atribuídos ao santo.

Paraíba pode ter ser primeiro santo nascido no estado; saiba quem foi Dom Vital

 Dom Vital, nascido em Pedras de Fogo, região metropolitana de João Pessoa, pode se tornar o primeiro santo paraibano. Seu processo de beatificação está em fase de coleta de testemunhos de milagres e uma documentação com os registros deve ser enviada para o Vaticano no mês de outubro. A Arquidiocese da Paraíba prepara uma sequência de missas e celebrações para destacar sua importância à comunidade católica. Nesta terça-feira (12), às 18h, será inaugurada uma estátua do religioso em sua cidade natal.

Entre 1872 a 1878, Dom Vital foi bispo de Olinda (PE), quando a Paraíba e mais 3 estados faziam parte da Cúria olindense. “Na sua adolescência ele foi embora para Recife no intuito de estudar e ingressar na congregação religiosa. Por causa da sua grande inteligência, foi levado logo para a França onde estudou e se tornou um grande estudioso das coisas da igreja e da fé. Depois ele foi ordenado padre e veio para o Brasil lecionar na faculdade de São Paulo. Em seguida, foi nomeado bispo para Olinda”, explica padre Pedro Targino, pároco de Pedras de Fogo.

A gente pode identificá-lo como um grande herói da história do século XIX. Um homem que trouxe para o Brasil uma grande bravura em confrontar a doutrina da igreja e o império”.

Sobre a trajetória de Dom Vital, o padre Pedro Targino afirma que “ele morreu como herói, pois passou apenas três anos como bispo de Olinda, depois foi preso e na prisão foi tratado como trabalhador braçal, escravo. Assim, a igreja o reconhece, diante de inúmeros milagres que são atribuídos a ele”, diz o pároco.


Natural de Pedras de Fogo, há relato de cura de tumor e conquista de empregos atribuídos ao santo. (Imagem: Divulgação / Arquidiocese)

Quanto aos milagres atrelados a Dom Vital, o padre Pedro Targino comenta alguns. “Um desses se trata de uma senhora que estava com tumor na nuca e se valeu da intersecção dele e foi curada. Ela escreveu esse relato e também há outros, que conseguiram emprego pela fé”, destaca o padre.

"A documentação vai entregue agora em outubro, em Roma. Após entregar esse documento, aí o Vaticano vai abrir o processo e com certeza em breve será reconhecido o nosso primeiro beato paraibano”.

Celebrações em Pedras de Fogo

A partir desta terça-feira (12), para comemorar os 150 anos de Dom Vital, vai haver programação religiosa em Pedras de Fogo. Foi inaugurada uma estátua do religioso que possui 5 metros de altura. Às 18h desta terça, acontece a bênção da estátua. Logo após, haverá a santa missa.

A programação conta também com a abertura de uma galeria com a linha do tempo do prelado e missas com a presença de vários bispos do Nordeste.

Por Jornal da Paraiba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.