Três parlamentares paraibanos assinam CPI que vai apurar ataques de 8 de janeiro em Brasília

Pela proposta, 15 deputados federais e 15 senadores integrariam a comissão, além de suplentes.
Milhares de extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional (Foto: Divulgação)

 


A oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu reunir as assinaturas necessárias para  requerer a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas de 8 de janeiro. Três parlamentares paraibanos assinaram.

Na Câmara Federal Cabo Gilberto Silva (PL) e Wellington Roberto (PL) assinaram o requerimento. Já no senado, Efraim Filho (União Brasil).



No total, 189 deputados e 33 senadores apoiaram a medida. Pela proposta, 15 deputados federais e 15 senadores integrariam a comissão,  além de suplentes, na mesma quantidade. O prazo solicitado para a investigação é de 180 dias.

Para instalar uma CPMI, eram necessárias as assinaturas de ao menos 171 deputados e 27 senadores. Caso os requisitos sejam preenchidos, as assinaturas devem ser checadas pelo Senado e o presidente da Casa Alta marcará uma sessão no Congresso Nacional.

A proposta apresentada pelo deputado André Fernandes (PL-CE) prevê a identificação de autores das depredações nas sedes dos Três Poderes da República e também a investigação de eventual omissão de autoridades federais ante alertas recebidos.

Milhares de extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde do domingo, dia 8 de janeiro.

Click PB

Nenhum comentário

Imagens de tema por Petrovich9. Tecnologia do Blogger.