Com presença da desembargadora Fátima Bezerra, Senado lança nesta terça-feira livro em homenagem a José Maranhão



A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão participa, nesta terça-feira (19), em Brasília, do lançamento do livro “Grandes Vultos que honraram o Senado: José Maranhão”, de autoria de Francisco de Sales Gaudêncio e de Eduardo Peruzzo. A cerimônia acontece às 15 horas, no Salão Nobre do Senado Federal.

Segundo o escritor Sales Gaudêncio, foram ouvidos inúmeros familiares, amigos próximos, políticos contemporâneos, para esboço da face mais pessoal e de momentos marcantes da vida do ex-senador José Maranhão.

“Ora tradicional, ora conciliador, outras vezes um ‘radical’ , Zé Maranhão aparece entre aqueles sujeitos multifacetados que são quase impossíveis de se enquadrar numa obra ‘completa e definitiva’, sendo – por isso mesmo – muito difíceis de serem biografados”, conceitua Sales Gaudêncio.

O desembargador José Ricardo Porto disse que será uma justa homenagem ao ex-senador que se destacou na vida pública, oferecendo valiosa contribuição ao seu Estado e ao país. “Um homem que sempre esteve à frente do seu tempo”, afirmou.

José Targino Maranhão faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021, em São Paulo, aos 87 anos. Casado com a desembargadora Fátima Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Maranhão deixou três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima). Além de senador, ele foi governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado constituinte, deputado federal e deputado estadual.

A coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado” foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 84, de 19 de novembro de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Com esta publicação, o Senado Federal reverencia a trajetória de personalidades que exerceram o cargo de Senador da República, deixando contribuições para a vida política do País.

 PB Agora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.