O que já se sabe sobre acidente que matou o secretário legislativo Guilherme de Castro
Por Portal Correio
Documentações da embarcação e do condutor estavam regularizadas, segundo a Capitania dos Portos. Circunstâncias do acidente são investigadas
O secretário-geral legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Guilherme Benício de Castro Neto, morreu, no último sábado (2), vítima de um acidente com moto aquática, na Grande João Pessoa. Autoridades investigam o caso. Nesta publicação, o Portal Correio reúne o que já se sabe sobre o acidente.
Local do acidente
O acidente aconteceu no Rio Paraíba, em Cabedelo, em uma região conhecida como ‘Prainha’.
Como aconteceu?
Guilherme de Castro teria perdido o controle da moto aquática que conduzia e entrado em uma área de mangue. Peritos constataram que ele colidiu com árvores e raízes do bioma e foi arremessado a 8 metros, onde houve um segundo choque com a vegetação.
Causa da morte
Apesar das lesões provocadas pelo contato violento com as árvores e raízes do mangue, Guilherme de Castro morreu vítima de afogamento, conforme informou o chefe do Núcleo de Criminalística do Instituto de Perícia Científica da Paraíba (IPC), Robson Félix, à Rede Correio Sat.
Vítima ferida
Além do secretário-geral legislativo, o advogado Gildevan Carvalho, de 44 anos, também estava na moto aquática. Ele sofreu ferimentos, foi levado para um hospital particular da Capital e recebeu alta na manhã desse domingo (3).
Resgate
Guilherme e Gildevan foram resgatados por funcionários de uma marina. Uma médica que estava na região tentou reanimar o secretário legislativo, mas ele já não apresentava sinais vitais.
Investigações
Equipes da Polícia Civil da Paraíba e da Marinha do Brasil investigam as circunstâncias do acidente.
Ao Portal Correio, a Capitania dos Portos informou que as documentações da embarcação e do condutor estavam regularizadas.
A Capitania dos Portos abriu um inquérito administrativo para investigar o caso.
A Polícia Civil também apura o que pode ter causado o acidente.
De acordo com o chefe do Núcleo de Criminalística do IPC, Robson Félix, peritos descartaram a possibilidade de falha mecânica da moto aquática.
Os investigadores coletaram uma amostra de sangue de Guilherme de Castro e um exame de toxicologia deve apontar se ele estava sob efeito de álcool no momento do acidente.
Os laudos produzidos pela Polícia Civil deverão ser compartilhados com os investigadores da Capitania dos Portos.
Quem era Guilherme de Castro
Guilherme Benício de Castro Neto tinha 28 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele tinha pós-graduação em Advocacia Pública, era especialista em Processo Civil e fazia Mestrado em Direito Administrativo Contemporâneo.
Além de secretário-geral da ALPB, Guilherme de Castro era vice-presidente do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Paraíba.
Ele ingressou na ALPB há 10 anos, após aprovação em concurso público. Em 2019, assumiu a Secretaria Legislativa da Casa. No fim do ano passado, recebeu a Medalha de Mérito Tarcísio Burity, uma das maiores comendas da Assembleia.
O velório de Guilherme de Castro aconteceu no Salão Nobre da ALPB e o sepultamento ocorreu no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo.
Nenhum comentário