Pesquisa aponta que brasileiros passam mais de 9 horas por dia usando o celular

 pesquisa do IBGE mostrou que no Brasil há 242 milhões de celulares para 203 milhões de pessoas.

(Foto: Reprodução/ Freepik)

O uso dos telefones celulares se tornou indispensável na rotina de muitos brasileiros, ao ponto de cada um usar em média durante 9 horas por dia. O aparelho eletrônico que antes só tinha funções para ligar e entrar em contato com outras pessoas, se tornou uma porta de muitas possibilidades, virando fonte de diversão, estudos e até trabalho.

Apesar do uso do celular ser “essencial” para muitos, por outro lado, o excesso pode trazer muitas consequências negativas. Uma pesquisa  mundial de uma plataforma de estudos online, mostra que os brasileiros gastam em médias 9h de uso por dias nos aparelhos celulares, 3h a mais do que a média do planeta, que equivale a 6h. Outra pesquisa do IBGE mostrou que no Brasil há 242 milhões de celulares para 203 milhões de pessoas.

Dados como esses levam profissionais da saúde a alertarem a população no que diz o uso em excesso dos celulares. “É muito importante ter um equilíbrio no uso do celular, se passarmos desses limites, surgem muitas consequências psicológicas na vida do indivíduo”, alerta o psicólogo Jean Moura.

Além disso, o profissional também alerta a importância de saber diferenciar o uso do aparelho por necessidade e por desejo. Segundo ele, uma coisa é utilizar o celular por diversão e prazer, e quanto mais usa, a vontade só aumenta. E outra coisa, é usar pela necessidade de trabalhos, pesquisas e estudos.

O psicólogo também afirma, que o ser humano não deve deixar de priorizar as relações humanas. “O virtual, mesmo com tanta competência que ele traz, não substitui o real. O toque, o contato e as interações humanas não podem ser substituídas pelo virtual”. alerta.

Por Portal Correio

Nenhum comentário

Imagens de tema por Petrovich9. Tecnologia do Blogger.