Relembre as participações de Botafogo-PB, Treze e Sousa na Copa do Nordeste

 Os três clubes vão representar a Paraíba na 20ª edição da Copa do Nordeste que começa neste sábado (06)

Botafogo-PB na final da Copa do Nordeste contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Foto: Nádya Araújo / Botafogo-PB

No próximo sábado (06), começa a 20ª edição da Copa do Nordeste. Uma das maiores competições regionais do Brasil terá como pontapé inicial a fase eliminatória, onde 16 clubes vão em busca das quatro vagas que restam para a fase de grupos.

A Paraíba terá três representantes no campeonato. O Treze é o único que já está garantido na fase de grupos. Já Botafogo-PB e Sousa vão participar da pré-Copa do Nordeste.

Depois de Bahia, Ceará e Pernambuco, que possuem mais títulos da competição, a Paraíba é o quarto melhor estado da região com melhores campanhas na Copa do Nordeste, com um título, dois vices e dois quartos lugares.

Nesta matéria, o Portal Correio vai relembrar as melhores campanhas dos times paraibanos no Nordestão.

Botafogo-PB

O Botafogo-PB, entre fases eliminatórias ou de grupos, ficou fora apenas da edição do ano de 2013 da Copa do Nordeste.

A melhor campanha do Belo aconteceu em 2019, quando conquistou o vice-campeonato do Nordestão. Na fase de grupos, o Alvinegro da Estrela Vermelha ficou na segunda posição do grupo B. O time comandado por Evaristo Piza somou os mesmos 18 pontos do Ceará que ficou à frente por ter um melhor saldo de gols.

No mata-mata, o Botafogo-PB passou pelo CSA e pelo Náutico. Na decisão do título, o Belo jogou contra o Fortaleza e foi derrotado nos dois jogos por 1 a 0.

Botafogo-PB no jogo de volta da final da Copa do Nordeste contra o Fortaleza, no Almeidão. Foto: Paulo Cavalcanti/Divulgação Botafogo PB

Em 1998, o time de João Pessoa também fez uma boa participação na Copa do Nordeste. Naquela que era a segunda edição do campeonato, o Botafogo-PB terminou na quarta colocação geral. Na primeira fase, o Belo foi líder do grupo C, terminando à frente do América de Natal – que foi o campeão daquele ano – com 13 pontos.

Na segunda fase, o Botafogo-PB ficou na terceira colocação, com 10 pontos, não conseguindo a classificação para a final.

Treze

O Treze participou da Copa do Nordeste em 11 oportunidades. A melhor campanha do Galo da Borborema foi em 2010, quando a competição teve um formato diferente. Os 15 clubes se enfrentaram entre si, em turno único, com os quatro melhores avançando para as semifinais.

O Alvinegro de Campina Grande teve um bom desempenho e conseguiu a classificação para as semifinais. O Treze terminou na quarta colocação com 22 pontos. Em 14 jogos, foram seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O Galo deixou para trás times como Bahia, Ceará, Santa Cruz, Náutico e América-RN.

Treze e Vitória pela 15ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Foto: Ag. A Tarde

Nas semifinais, o Treze enfrentou o ABC, no estádio Frasqueirão. Em um jogo inspirado, Éderson marcou três gols, garantindo a vitória do time potiguar e frustrando o sonho do Treze de chegar à final da Copa do Nordeste.

Sousa

Diferente de outros clubes do estado, o Sousa tem se consolidado no cenário do futebol nordestino nos últimos dez anos. O Dinossauro acumula três participações na Copa do Nordeste. O Alviverde nunca chegou ao mata-mata da competição. As melhores campanhas foram em 2013 e 2022 quando disputou a fase de grupos.

Em 2013, a vaga no Nordestão veio após o Sousa ser vice-campeão paraibano no ano anterior. O Dino ficou em um grupo difícil, ao lado de Sport, Fortaleza e Confiança. O time sertanejo conquistou dois pontos em seis jogos, ficando na última posição do grupo B.

Já em 2022, o Sousa teve um caminho mais longo, porém, mais positivo no Nordestão. Naquele ano, o Dino passou pela pré-Copa do Nordeste. Na eliminatória, a equipe paraibana venceu o ASA por 2 a 1. Na segunda fase, enfrentou o Confiança, empatando em 1 a 1 no tempo normal, e nas penalidades, derrotou o time alagoano por 5 a 4, garantindo uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Sousa e Sport pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, em 2022. Foto: Paulo Paiva/AGIF

O Sousa ficou no Grupo B junto com o Botafogo-PB. Diferente do seu conterrâneo, que ficou em segundo lugar e avançou para o mata-mata, o Dinossauro ficou na sexta posição, com 11 pontos, acumulando três vitórias, dois empates e três derrotas.

Apesar de não conseguir avançar para a fase final, essa foi a melhor participação do Sousa na Copa do Nordeste.

Campinense segue sendo o único paraibano a ter o título da Copa do Nordeste

O Campinense é o único time da Paraíba campeão da Copa do Nordeste. A taça foi conquistada em 2013, quando a competição retornou depois de um hiato de dois anos. O elenco comandado pelo técnico Oliveira Canindé passava longe de ser um dos favoritos de levar o título, já que a competição contava com times tradicionais do Nordeste que disputavam a Série B, como Sport, Fortaleza e ASA.

Na fase de grupos, a Raposa estava no grupo D junto com Feirense, CRB e Santa Cruz. O Rubro-Negro conseguiu avançar para a segunda fase depois de ficar em segundo lugar, somando quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Nas quartas de final, o Campinense enfrentou o Sport. Na ida, a Raposa empatou sem gols dentro de casa. Na volta, o time paraibano desbancou o favoritismo do Leão e conseguiu um empate em 2 a 2, classificando-se para a semifinal da Copa do Nordeste. Vale lembrar que naquela época, ainda valia a regra da vantagem do gol fora de casa.

Na semifinal, outra pedreira, dessa vez contra o Fortaleza. Jogando fora de casa, o Campinense perdeu o primeiro por 2 a 1. No entanto, o único gol marcado na Arena Castelão foi determinante para deixar o Rubro-Negro vivo. Na volta, no Amigão, a Raposa venceu por 1 a 0 e selou sua vaga na final.

Campinense comemorando o título da Copa do Nordeste. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A grande final foi diante do ASA. O Campinense venceu os dois jogos. Na ida, por 2 a 1, em Asa de Arapiraca, e na volta, por 2 a 0, fazendo a festa com a sua torcida pela conquista inédita da Copa do Nordeste. Na época, a Raposa alcançou outro feito histórico, ao ser o primeiro time a terminar a competição sem tomar gols dentro de casa.

Na edição seguinte da Copa do Nordeste, o Campinense ficou de fora. Em 2016, a Raposa voltou a ser destaque no cenário regional, quando ficou com o vice-campeonato do Nordestão daquele ano. Na final, a equipe paraibana enfrentou o Santa Cruz, perdendo por 2 a 1 fora de casa e empatando em 1 a 1 dentro dos seus domínios.

Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.