AIJE em Marí: Juiz manda intimar prefeito, a candidata eleita e o vice, acusados de abuso de poder econômico na eleição de 24

 

Foto Reprodução

O Juiz Eleitoral da 4ª Zona, com sede em Sapé, Dr. Renan do Valle Melo Marques, determinou a intimação da Coligação “O TRABALHO CONTINUA” [MDB/PL/PSB], a então candidata Lucia de Fátima Santos da Silva (Lucinha da Saúde), o seu então candidato a vice- Severino Pereira de Oliveira (Sapinho)  e o prefeito atual Antônio Gomes da Silva para se pronunciarem dentro do processo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), número: 0600785-35.2024.6.15.0004.  A informação foi divulgada hoje (12) no blog Mari 2.0.

A peça processual acusa a administração municipal, liderada pelo atual prefeito de abuso de poder político e econômico para beneficiar a agora prefeita eleita Lucinha da Saúde, que venceu as eleições com uma apertada diferença de apenas 206 votos.

Pelo que apurou o ExpressoPB.net, dentre os questionamentos apresentados pela coligação adversária de Lucinha da Saúde está o aumento exagerado no pagamento de publicidade institucional no ano da eleição; aumento nas ajudas financeiras entre janeiro e junho, com pagamentos sequenciais de até R$ 3.000 (três mil) para cada beneficiário; aumento da folha de pessoal com a contratação de excepcional interesse público; pagamentos de padrões esportivos em ano eleitoral, sem que tenha feito qualquer aquisição de material de mesmo teor no ano anterior, dentre outras irregularidades apontadas.

No mesmo processo, assinado pelos advogados Dr. Erilson Cláudio Rodrigues e Dra. Heloiza Beatriz Barbosa Lopes, ainda foi denunciado o show do cantor Leo Santana onde o artista fez propaganda da candidata e apologia política a seu nome exaustivamente, onde a própria candidata estaria no palco do evento.

No despacho do juiz, o mesmo dá um prazo de cinco dias para que os citados apresentem suas defesas.

Foto Reprodução/Mari 2.0



Nova ação será protocolada

ExpressoPB.net teve uma informação exclusiva ainda na tarde desta terça-feira (12) que uma outra ação deve ser protocolada nas próximas horas junto a justiça eleitoral, denominada de AIME, instrumento diferente do apresentado acima, trata-se de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo.

Os objetivos da impetração de uma AIME são os de obstar a prática de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude; impedir o exercício de mandato que foi conseguido através do abuso de poder econômico, corrupção ou fraude e garantir a normalidade e a legitimidade do pleito.

Neste novo instrumento processual que será apresentado, consta dentre tantas outras provas um vídeo de propaganda eleitoral, no qual o prefeito atual revela publicamente que irá inaugurar um hospital municipal para que a população continue votando em sua candidata, Lúcia de Fátima, conhecida como Lucinha. O vídeo mostra claramente o prefeito associando a obra pública diretamente ao apoio eleitoral à sua sucessora.

O hospital, prometido como moeda de troca ao eleitorado mariense, foi inaugurado oficialmente em 04 de outubro, há apenas dois dias das eleições.



Ainda conforme apurou Expresso, outras provas e documentos juntados a suposta AIME dá mais robustez a referida denuncia que está sendo assinada pela coligação adversária de Lucinha da Saúde e Severino Ramo.

Redação/ExpressoPB

Nenhum comentário

Imagens de tema por Petrovich9. Tecnologia do Blogger.