TCE intima prefeita de Mamanguape para explicar irregularidade em licitação de mais de R$ 18 milhões para contratação de empresa de limpeza

O processo de denúncia contra a prefeitura de Mamanguape foi instaurado a partir de documentos encaminhados através dos canais de informação do TCE.

Prefeitura Municipal de Mamanguape

Prefeitura Municipal de Mamanguape

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou a prefeita de MamanguapeMaria Eunice Do Nascimento Pessoa, para prestar esclarecimentos em torno de irregularidades da Concorrência n° 00005/2023, no valor de R$ 18.995.674,20  destinada à contratação de uma empresa especializada, para a execução dos serviços de limpeza urbana no município.

O processo de Denúncia foi instaurado a partir de documentos encaminhados através dos canais de informação do TCE. O caso denunciado ocorreu durante o exercício financeiro de 2024 da prefeitura de Mamanguape.

A denúncia apresentava várias supostas irregularidades, mas após analise, a auditoria do TCE descartou boa parte delas, restando apenas a referente a reiterada Dispensa de Licitações prévias para contratações sem os aspectos da imprevisibilidade e de emergência.

O Tribunal entendeu que os serviços de limpeza urbana devem ser programados e realizados com previsão de finalização para antes do vencimento do contrato em vigor, já que os serviços precisam ter garantidos sua continuidade. Em relatório, o TCE chamou a ação de “emergência ficta ou fabricada”, uma vez que a negligência da administração gerou uma situação emergencial real.

Mamanguape

A cidade fica localizado na Mesorregião da Zona da Mata Paraibana, mais precisamente na Microrregião do Litoral Norte. Além disso, faz parte da Região Geográfica Imediata de Mamanguape-Rio Tinto e Região Geográfica Intermediária de João Pessoa.

Praça Padre João
Praça Padre João no Centro da cidade

Com uma área total de 340,482 quilômetros quadrados, sua população era de 45.136 habitantes, conforme estimativas do IBGE de 2018.

Redação/Portal Correio

Nenhum comentário

Imagens de tema por Petrovich9. Tecnologia do Blogger.