2025/2027 | Madalena Abrantes é reeleita para terceiro biênio à frente da Defensoria Pública da Paraíba
Com o voto de 160 defensores (as) públicos (as), Maria Madalena Abrantes da Silva foi reeleita ao cargo de Defensora Pública-Geral do Estado da Paraíba para o biênio 2025/2027. Em uma eleição histórica, pela primeira vez marcada por candidatura única, Madalena assume pela terceira vez a liderança da instituição, consolidando uma trajetória de dedicação e trabalho em prol do fortalecimento da instituição.
“Agradeço profundamente à confiança da categoria e reafirmo meu compromisso de fortalecer a Defensoria Pública, garantindo cada vez mais acesso à justiça para os que mais precisam. Este é um trabalho coletivo, e minha meta é continuar construindo uma instituição mais próxima e eficiente para toda a sociedade”, declarou a defensora-geral reeleita.
A eleição ocorreu nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, com urnas instaladas nas respectivas unidades da Defensoria Pública. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor público Gerardo Rabello, a eleição transcorreu de forma tranquila e transparente, evidenciando o comprometimento dos defensores públicos com o fortalecimento institucional.
“Foi um processo marcado pela organização e pela participação expressiva da categoria. O fato de, pela primeira vez, haver candidatura única, reflete a confiança unânime na liderança de Madalena Abrantes à frente da Defensoria Pública”, destacou Gerardo Rabello.
Dos 187 defensores aptos a votar, 171 compareceram às urnas. Destes, 160 votos foram para Madalena e 11 votos foram registrados em branco. A atual DPG também se destacou em eleições anteriores. Em 2023, foi eleita com 85% dos votos para o biênio 2023/2025, confirmando sua popularidade e liderança entre os membros da instituição.
TRAJETÓRIA – Nascida em Coremas, no Sertão paraibano, Madalena Abrantes possui uma longa história de dedicação à Defensoria Pública. Além de ocupar o cargo de DPG por dois biênios (2017/2018 e 2023/2024), sua experiência também inclui o cargo de Subdefensora Pública-Geral (2019 a 2022) e a presidência da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP), Também ocupou a Diretoria da Região Nordeste da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).
FORMAÇÃO – Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ela também é especializada pela Escola Superior da Magistratura (ESMA), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP) e Escola Superior da Magistratura Trabalhista (ESMAT).
Redação/ExpressoPB via Assessoria
Nenhum comentário