Motoristas de ônibus do transporte público de João Pessoa mantêm greve pelo segundo dia
Uma cidade com muita chuva e poucos ônibus circulando. A greve dos motoristas de ônibus do transporte público de João Pessoa entrou no segundo dia nesta terça-feira (28), impactando diretamente a mobilidade urbana da capital paraibana.
Apesar da greve, 60% da frota está circulando conforme determinação judicial.
Como já era esperado, no primeiro dia da greve, foram registradas paradas de ônibus lotadas e uma operação reduzida, com a população tendo que enfrentar longas esperas e dificuldades para se deslocar.
Foto: reprodução |
Na segunda-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) determinou que 60% da frota de ônibus deveria circular durante a paralisação, mas o percentual não foi cumprido. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) constatou que apenas 25,49% dos veículos estavam em operação até o meio-dia, abaixo do mínimo estipulado pela Justiça.
Uma reunião de conciliação, presidida pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, foi realizada na segunda (27) entre os representantes dos motoristas e das empresas de transporte, com a presença do procurador do trabalho, Márcio Roberto de Freitas Evangelista.
No entanto, não houve acordo, e uma nova audiência foi agendada para quarta-feira (29). A desembargadora também determinou que os veículos em circulação sejam adesivados para facilitar a identificação e que a Semob fiscalize o cumprimento da decisão judicial.
A categoria pede um reajuste salarial de 15%, além da retomada do vale-alimentação, suspenso desde 2019.
Redação/PB Agora
Nenhum comentário