Lula assina recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai reconduzir Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR). De acordo com informações publicadas pela CNN Brasil, a recondução de Gonet já foi assinada por Lula. O movimento acontece às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), no processo dos atos golpistas. Em seu relatório, Paulo Gonet pede 43 anos de prisão à Bolsonaro e o aponta como chefe de um esquema que previa suposto golpe de Estado no país, entre o fim de 2022 e que culminou na depredação da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
A indicação do comando da PGR é atribuição exclusiva do presidente da República. Após a indicação, o postulante é sabatinado no Senado, que pode aceitar ou não a nomeação.
Por enquanto, a recondução de Gonet ao cargo de procurador-geral da República e a nova sabatina no Senado ainda não tem data para ocorrer.
Já o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro vai começar no dia 2 de setembro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A data foi confirmada pelo presidente do Colegiado, ministro Cristiano Zanin, na sexta-feira (15/8), após o relator da ação contra Bolsonaro, ministro Alexandre de Moraes, solicitar data para o início do julgamento, que será realizado de forma presencial na Corte.
Portal Léo dias
Nenhum comentário