Título de eleitor pode ser tirado pela internet; saiba como fazer
Prazo para solicitar o documento é até dia 4 de maio
O título de eleitor pode ser emitido, de forma gratuita, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma chamada Título Net.
Como determina a legislação, quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio. Quem não tirar o título até este prazo, vai ficar de fora das eleições que acontecem no dia 2 de outubro.
Como solicitar
Para tirar o título de eleitor, é necessário um comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto e certificado militar. Essa exigência vale apenas para homens que têm entre 18 e 45 anos.
Preencha os dados solicitados e, com o celular, tire uma foto do comprovante de residência e do documento de identificação (frente e verso). Você vai precisar também fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.
O requerimento pode ser acompanhado pela própria plataforma Título Net. Quando a solicitação for concluída, o eleitor tem a opção de baixar a versão digital do documento, através do aplicativo e-Título, disponível nas lojas Google Play ou App Store. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.
Passo a passo
Entre no Portal do TSE (www.tse.jus.br) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”
Procure o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título)
No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página)
Selecione o estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”
Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”
Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios
Envie as fotos dos documentos e tire uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto e finalize o processo.
Por Pórtal Correio
Nenhum comentário