TJPB aprova primeira lista tríplice só com advogadas para vaga no TRE-PB

 Indicação inédita reúne três mulheres para substituir o advogado Roberto D’Horn no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

Lindaura Sheila Bento Sodré, Giovanna Castro Lemos Mayer e Maria Helena Martins Rocha. (Foto: Divulgação/TJPB)

Pela primeira vez, uma lista tríplice, composta exclusivamente por advogadas, para ocupar uma vaga de juíza titular na Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A escolha ocorre em razão do término do biênio do advogado Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, em abril de 2026.

As indicadas foram Lindaura Sheila Bento Sodré, Giovanna Castro Lemos Mayer e Maria Helena Martins Rocha. Ao todo, 16 candidatas se inscreveram para disputar a vaga destinada à classe da advocacia.

A lista tríplice será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisará a lista e, se não tiver irregularidade, o documento será enviado ao presidente da República. A nomeação final caberá à presidente do TSE, ministra Cármen Lucia.

Segundo informações do TJPB, a lista tríplice será encaminhada ao TRE-PB. Em seguida, a Justiça Eleitoral Paraibana encaminha ao TSE, que analisará a lista e se não tiver irregularidade com a documentação envia ao presidente da República.

Durante sessão, a desembargadora Anna Carla Lopes, que ingressou no Poder Judiciário estadual pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) destacou o caráter simbólico e institucional da decisão. “A lista exclusivamente feminina vai além do preenchimento de um assento institucional. Trata-se da reafirmação de um compromisso institucional com a igualdade, a representatividade e o fortalecimento da democracia”, afirmou a magistrada.

Portal Correio

Nenhum comentário

Imagens de tema por Petrovich9. Tecnologia do Blogger.